Marcação de Consultas:
(21) 2720-2090 / 3031-1718 / 98778-6239 whatsapp
Central de Atendimento:
(21) 3031-1700
PRONTO ATENDIMENTO:
ADULTO 24 HORAS

EXAMES

CINEANGIOCORONARIOGRAFIA (CATE)


O que é?
Trata-se de exame invasivo, porém de avaliação direta da anatomia cardíaca. É utilizado para diagnóstico de doenças coronárias e outras enfermidades do coração, tais como cardiopatias congênitas e doenças valvares. O exame é realizado através de técnicas de punção da artéria femoral, na região inguinal, ou artéria radial, ao nível do punho, por onde se passa um cateter alcançando-se a aorta até sua origem onde nascem as coronárias (artérias que irrigam o coração). Faz-se então injeção de contraste radiopaco (isto é, visível com uso do raio X) permitindo o estudo detalhado das coronárias, válvulas e cavidades cardíacas. Na doença coronária é possível se identificar pontos de afilamento da passagem do contraste pelo vaso que denotam a presença de obstruções (deposição de placas), precursoras do infarto. O tratamento pode ser realizado em casos individualizados através da angioplastia coronária com implante de stent. A realização de USOM intra-coronário e medidas de fluxo coronário, por meio do cateterismo, podem auxiliar na avaliação e na indicação do melhor tratamento.

Cuidados para a sua execução:
Se você já tiver apresentado algum tipo de alergia ao ter realizado previamente um exame que utilizou contraste, comunique seu médico que solicitou o exame ou fale com o setor de intervenção para receber as orientações necessárias.

Se estiver em uso de anticoagulantes (Marevan, Coumadin ou Marcoumar) ou de antidiabéticos orais (Metformina – medicamento usado para tratamento de diabetes: Glifage ou Glucoformin) deverá conversar com o médico que solicitou o exame ou com o setor de intervenção, pois há necessidade de suspensão temporária ou ajustes nessas medicações para a realização do exame.

Preparo:
É necessário jejum de 4 horas para a realização do procedimento.

É recomendável trazer os exames realizados previamente como teste de esforço, cintilografia miocárdica, cateterismo ou angioplastia, relatórios de cirurgia cardíaca e resultados de exames laboratoriais.